A explosão aconteceu quando Nasheed, 53, entrava em seu carro na capital Male, informou um oficial do partido do ex-presidente, o Partido Democrático das Maldivas (MDP, na sigla em inglês), à agência de notícias France-Presse.
"Parece algum dispositivo explosivo improvisado, possivelmente instalado em uma motocicleta estacionada", afirmou o oficial, que acrescentou que as investigações ainda estão em curso.
President @MohamedNasheed injured in an explosion, receiving treatment at ADK pic.twitter.com/nrzW4liMX6
— MDP News (@MDPnews) May 6, 2021
Presidente Mohamed Nasheed fica ferido em explosão e está recebendo tratamento no hospital ADK.
Não há detalhes sobre os ferimentos sofridos por Nasheed. Pelo menos um de seus guarda-costas foi hospitalizado e um pedestre que estava próximo, identificado como um cidadão estrangeiro, também ficou ferido.
President Mohamed Nasheed was brought to the hospital with multiple injuries today at 20:30hrs. He is currently being treated by a multi speciality medical team. His vitals are currently stable. We will update further.
— ADK Hospital (@ADKHospital) May 6, 2021
O presidente Mohamed Nasheed foi trazido para o hospital com diversos ferimentos hoje [6] às 20h30 [locais, 12h30 em Brasília]. Ele está sendo tratado por uma equipe formada por diversos especialistas. Os seus sinais vitais estão estáveis. Vamos atualizar em breve.
Nasheed se tornou chefe do Parlamento das Maldivas, a segunda posição de poder mais importante da nação insular, após a vitória categórica de seu partido nas eleições de abril de 2019.
މިރޭ ހިނގި ހާދިސާއާ ގުޅިގެން ފުލުހުންގެ ހިދުމަތުގެ އެލާޓް ލެވެލް، ލެވެލް 3 އަށް މަތިކޮަށް ބޮޑު އިސްކަމެއްދީގެން ތަހުގީގުގެ މަސައްކަތް ވަނީ ފަށައިފައި.
— Maldives Police (@PoliceMv) May 6, 2021
ފޮޓޯ: ހާދިސާ ހިނގި ސަރަހައްދުގައި ފުލުހުން ހަރަކާތްތެރިވަނީ. pic.twitter.com/9IgveUT8EN
Polícia realiza perícia no local da explosão que feriu o ex-presidente.
Ele foi o primeiro presidente eleito democraticamente no país em 2008, mas foi deposto em 2012 e impedido de participar das eleições de 2018, após uma condenação na justiça criminal. Contudo, Nasheed retornou ao país, depois de um exílio autoimposto, com a vitória de seu partido nas eleições presidenciais de 2018, e entrou para o Parlamento no ano seguinte.
Em uma postagem no Twitter, o ministro das Relações Exteriores, Abdulla Shahid, condenou o ataque nos mais duros termos.
Strongly condemn the attack on Speaker of Parliament, President @MohamedNasheed this evening. Cowardly attacks like these have no place in our society. My thoughts and prayers are with President Nasheed and others injured in this attack, as well as their families.
— Abdulla Shahid (@abdulla_shahid) May 6, 2021
Condeno firmemente o ataque contra o chefe do Parlamento, o presidente Mohamed Nasheed esta noite [quinta-feira, 6]. Ataques covardes como esses não têm lugar em nossa sociedade. Meus pensamentos e orações estão com o presidente Nasheed e os outros feridos no ataque, e também com as suas famílias.