A imagem, tirada pelo astrônomo e astrofísico italiano Gianluca Masi, exibe o corpo do foguete brilhando intensamente. De acordo com os dados do telescópio Elena, o foguete CZ-5B estava se movendo "excepcionalmente rápido" com uma aparente deslocação de 0,3 graus por segundo.
"Este é um enorme destroço (22 toneladas, 30 metros de comprimento e 5 de largura), mas é improvável que possa criar danos graves. Evidentemente, tal evento nos lembra sobre a importância da questão dos detritos espaciais", ressalta astrofísico italiano.
#CZ5B space debris, imaged a few hours ago by @masi_gianluca with our robotic telescopes. This is expected to re-entry our atmospjhere in a few days. #LongMarch5B #Tianhe1 #reentry @planet4589
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) May 6, 2021
👇 pic.twitter.com/NawwplrLMJ
Detrito espacial do CZ-5B fotografado há algumas horas por Gianluca Masi com nossos telescópios robóticos. Estima-se que ele [o foguete] reentre em nossa atmosfera em alguns dias.
Especialistas acreditam que o foguete vai entrar na atmosfera da Terra em 8 ou 9 de maio, mas neste momento é difícil determinar a área de impacto.
O diretor-geral da Agência Espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, compartilhou nas redes sociais a possível zona de impacto do foguete chinês.
Roscosmos é uma das várias entidades espaciais que monitora as coordenadas do CZ-5B.
Возможная область падения
— РОГОЗИН (@Rogozin) May 6, 2021
ступени ракеты-носителя «CZ-5B»
(№ международный - 2021-035B) pic.twitter.com/A4b1zyBwTW
Possível área de queda do estágio do foguete CZ-5B (Nº internacional – 2021-035B).
O Comando Espacial dos EUA informou que também está rastreando o objeto que ameaça cair descontroladamente sobre a Terra nos próximos dias.