O Ministério da Cultura da Itália anunciou a descoberta neste sábado (8) e assinalou que a mesma confirma que a caverna Guattari, em San Felice Circeo, é "um dos lugares mais significativos do mundo para a história dos neandertais", onde um crânio dessa espécie de hominídeo foi encontrado em 1939.
N E A N D E R T H A L – Nuove scoperte | Non perdere la première di oggi alle ore 11.00 sul canale YouTube del Ministero della Cultura. Collegati qui e attiva il promemoria 🔔 https://t.co/Gk0fDk40lx / #MiC #MinisteroDellaCultura #Neanderthal @dariofrance pic.twitter.com/wh2NnhmVlV
— Ministero della cultura (@MiC_Italia) May 8, 2021
Neandertal - novas descobertas.
Os fósseis descobertos nesta ocasião incluem crânios, fragmentos de crânios, dois dentes e outros fragmentos de ossos. Os restos mais antigos estão datados entre 100.000 e 90.000 anos atrás, enquanto acredita-se que os fósseis de outros oito neandertais encontrados na caverna têm entre 50.000 e 68.000 anos, segundo o Ministério da Cultura italiano.
As escavações, que começaram em 2019, envolveram um parte da caverna que ainda não havia sido explorada, o que inclui um lago que foi visto pela primeira vez pelo antropólogo Alberto Carlo Blanc, a quem é creditada a descoberta do crânio de neandertal em 1939.
#NEANDERTHAL – Nuove scoperte /Intervista a M. Rubini: «La vita dei Neanderthal è fondamentale per capire la nostra umanità. Con questa scoperta la Grotta Guattari al Circeo si conferma uno dei siti più importanti al mondo per la storia del Neanderthal». https://t.co/J56WmQupqz pic.twitter.com/YcvNhENX6j
— Ministero della cultura (@MiC_Italia) May 8, 2021
Neandertal - Novas descobertas / Entrevista com M. Rubini: "A vida dos neandertais é fundamental para compreender a nossa humanidade. Com esta descoberta, a caverna Guattari em Circeo se confirma como um dos locais mais importantes do mundo para a história dos neandertais".
Por sua vez, o ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, classificou o achado como "uma descoberta extraordinária que ressoará em todo o mundo'', o que foi confirmado pelo antropólogo Mauro Rubini, que assinalou que a grande quantidade de restos sugere a presença de uma população significativa de neandertais no local, "a primeira sociedade humana da qual podemos falar''.
Além da descoberta dos restos de neandertais, os arqueólogos afirmam que a caverna preservou perfeitamente o ambiente de 50.000 anos atrás. Lá foram encontrados diversos fósseis de restos animais — tais como elefantes e rinocerontes lanudos e veados gigantes, entre outras espécies — que trazem uma luz sobre a fauna e a flora que existiam naquela área e o histórico climático da região.
#NEANDERTHAL / New discoveries in the Guattari Cave (Italy) place the Circeo area among the most important ones in the world about the knowledge of our ancestors: new research bring to light fossil finds which are attributable to 9 Neanderthal individuals. https://t.co/A3wGRwznEG pic.twitter.com/4iSJlVp0eH
— Ministero della cultura (@MiC_Italia) May 8, 2021
Neandertal / Novas descobertas na caverna Guattari [Itália] colocam a região de Circeo entre as mais importantes do mundo para o conhecimento sobre nossos ancestrais: uma nova pesquisa traz à tona fósseis atribuídos a nove indivíduos neandertais.