Os dados oficiais foram divulgados pelo Ministério da Saúde indiano, apontando 403.738 novas infecções no país. No total, a Índia acumula 22.296.414 casos de COVID-19.
Já o número de mortos chegou neste domingo (9) a 242.362. Além disso, o ministério calcula que mais de 18 milhões de pessoas conseguiram se recuperar da doença no país.
Conforme os dados da Universidade Johns Hopkins, a Índia é atualmente o segundo país mais atingido em termos de número de casos confirmados de COVID-19, além de ser o terceiro país com mais mortes, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.
Em toda a Índia, a taxa de contágio e o número de mortes pela COVID-19 têm aumentado sem parar nas últimas semanas. Após meses com a doença relativamente controlada, uma explosão de infecções tem lotado hospitais e crematórios.
Em diversas regiões, a rede hospitalar sofre com falta de leitos, profissionais e insumos básicos, como oxigênio. Diante da crise e da detecção de variantes do novo coronavírus, vários países decidiram restringir viagens da Índia e organizaram o envio de suprimentos para o país asiático.
Em relação à vacinação, a Índia é o terceiro país com mais doses de imunizantes contra a COVID-19 aplicadas, tendo inoculado cerca de 133 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose da vacina, segundo levantamento do site Our World in Data.