"Não faz muito tempo, os caças das FDI atingiram um edifício de diversos andares no norte da Faixa de Gaza, que abrigava uma filial do banco do Hamas. O ataque causou danos significativos para a rede financeira do Hamas, já que esta filial era utilizada para gerenciar o fluxo de caixa do Hamas e de seu braço armado", afirmou o Exército de Israel em comunicado.
מטוסי קרב תקפו בניין רב קומות בו נמצא סניף של בנק הייצור הפלסטיני המשמש את ארגון הטרור חמאס בצפון רצועת עזה. התקיפה מהווה פגיעה בהתנהלותו הכספית של חמאס, שכן הסניף היווה כלי לניהול תזרים המזומנים השוטף של ארגון הטרור והזרוע הצבאית שלו pic.twitter.com/jCDvJww1R3
— צבא ההגנה לישראל (@idfonline) May 14, 2021
Além da divulgação oficial das Forças de Defesa de Israel, vídeos circularam pelas redes sociais com imagens do momento em que o edifício é atingido pelos ataques israelenses, e colapsa logo em seguida.
Israel 🇮🇱 aircraft have leveled a multistory building housing a bank affiliated with the Hamas movement in #Gaza City 🇵🇸
— Saad Abedine 🤬😷🤟🏼 (@SaadAbedine) May 14, 2021
It was the third Hamas bank destroyed in Israeli airstrikes in this week's deadly escalation and fighting pic.twitter.com/sBdDfjvHwU
A Força Aérea de Israel derrubou um edifício de diversos andares que abrigava um banco vinculado ao Hamas em Gaza. Este é o terceiro banco do Hamas destruído por ataques aéreos israelenses na escalada mortal de conflitos desta semana.
📽 İşgalci İsrail, Gazze'deki "Filistin Üretim Bank" binasına saldırı düzenledi. Saldırı sonucu banka binası tamamen yıkıldı. pic.twitter.com/1Kum9BkKPk
— Haber 7 (@Haber7) May 14, 2021
Israel atacou o prédio do "Banco de Produção da Palestina" em Gaza. Como resultado do ataque, o prédio do banco foi completamente destruído.
FDI destroem túnel do Hamas ao sul da Faixa de Gaza
A Força Aérea Israelense também informou que realizou ataques contra um túnel ao sul da Faixa de Gaza, onde estariam armazenados servidores do Hamas e equipamentos militares.
"Os caças das FDI acabam de atingir um túnel ao sul da Faixa de Gaza, que pertence ao Hamas e continha servidores e equipamentos militares", informou a força israelense em nota.
O túnel estava situado próximo de um jardim de infância e de uma mesquita, segundo as FDI, "o que prova, mais uma vez, que o Hamas está posicionando deliberadamente as suas instalações militares no centro de áreas densamente povoadas por civis".
As FDI acrescentaram que estão tomando todas as precauções para evitar ferir civis durante as hostilidades.
Escalada das tensões entre Israel e Palestina
na noite de 11 de maio, os enfrentamentos armados na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza se agravaram, após o término de um ultimato feito pelo movimento palestino Hamas, que exigia a retirada de militares e policiais israelenses da Esplanada das Mesquitas e do bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém.
A partir de então, segundo dados do Exército de Israel, foram disparados de Gaza cerca de 1.800 foguetes contra o território israelense, que causaram sete mortes ao todo, entre elas um militar.
Em resposta ao lançamento de foguetes, as forças israelenses realizaram centenas de bombardeios contra a Faixa de Gaza. Segundo informações das autoridades sanitárias do território palestino, as ações de Israel causaram a morte de 120 pessoas e deixaram cerca de 900 feridas.