Encontrados sem vida na reserva natural da floresta de Kondali, na quinta-feira (13), cinco dos 18 elefantes ainda eram crias. Os guardas florestais e o legislador local, Jitu Goswami, acreditam que a morte dos animais tenha sido causada por um raio que atingiu a floresta, informa o The Guardian.
Por outro lado, o conservacionista, Soumyadeep Datta, disse que tal explicação não parece adequada ao julgar pelas imagens do evento compartilhadas nas redes sociais.
"Envenenamento poderia estar por trás das mortes dos elefantes […]. Teremos de esperar pelo resultado da autópsia, que será em breve conhecido pelo Departamento Florestal", declarou Datta, citado pela mídia britânica.
Atualmente, a Índia tem cerca de 30 mil elefantes, o que totaliza quase 60% da população de elefantes asiáticos. É estimado que mais de seis mil elefantes asiáticos selvagens vivam em Assam, e que por vezes, os animais saiam do território da floresta em busca de alimento.
Conservacionistas têm apelado ao governo para criar medidas eficientes para que cidadãos não entrem nos territórios destes animais gigantes, estabelecendo corredores de passagem livre para a deslocação dos elefantes. Nos últimos anos, vários elefantes selvagens chegaram a entrar em aldeias, destruindo colheitas e até matando pessoas e, de igual modo, acabaram por ser mortos em resposta.