EUA anunciam planos de usar toda gama de recursos incluindo nucleares para conter Coreia do Norte

© Foto / Rodong SinmunMíssil balístico de curto alcance KN-23 da Coreia do Norte, com um alcance de 690 km
Míssil balístico de curto alcance KN-23 da Coreia do Norte, com um alcance de 690 km - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2021
Nos siga no
Estados Unidos estão preparados para usar todo seu potencial, incluindo capacidades nucleares, para deter as ameaças da Coreia do Norte, lê-se em uma declaração conjunta das autoridades militares dos EUA e Coreia do Sul.

"Ambas as partes compartilharam avaliações das recentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e comprometeram-se a acompanhar a situação da Coreia do Norte mantendo ao mesmo tempo uma estreita coordenação", avança o comunicado publicado nesta quinta-feira (13).

"EUA reafirmaram seu contínuo compromisso de proporcionar uma dissuasão alargada usando toda a gama de recursos dos EUA, incluindo nucleares, convencionais e capacidades de defesa antimísseis. A República da Coreia [do Sul] assumiu o compromisso de continuar a adquirir capacidades militares para reforçar a prontidão holística da Aliança em resposta às ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", ressalta o documento.
© AP Photo / Ahn Young-joonTela de televisão em estação ferroviária de Seul mostra foto de arquivo de lançamento de míssil norte-coreano, Coreia do Sul, 1 de janeiro de 2020
EUA anunciam planos de usar toda gama de recursos incluindo nucleares para conter Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2021
Tela de televisão em estação ferroviária de Seul mostra foto de arquivo de lançamento de míssil norte-coreano, Coreia do Sul, 1 de janeiro de 2020

Anteriormente, o presidente dos EUA Joe Biden alertou em seu discurso ao Congresso que o programa nuclear de Pyongyang representa "uma séria ameaça à segurança [dos Estados Unidos] da América e do mundo".

Em meados de abril, o Instituto de Estudos Políticos Asan, um think tank sediado em Seul, Coreia do Sul, afirmou em um relatório que nos próximos seis anos a Coreia do Norte pode desenvolver até 242 ogivas nucleares, o que permitiria mais ameaças e intimidação contra outros países.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала