"Aprovar a lista adjunta de Estados estrangeiros que cometem ações hostis contra a Rússia, os cidadãos da Rússia e as pessoas jurídicas russas", diz o documento.
A Casa Branca e o Kremlin negociam a realização de encontro entre os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin. A Sputnik explica os motivos do encontro, o que deve ser discutido e – não menos importante – qual país deve sediar a reuniãohttps://t.co/GwK6vp5IH5
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 29, 2021
As restrições se aplicam com base no decreto Nº 243 do presidente russo, Vladimir Putin, datado de 23 de abril de 2021, "sobre a aplicação de medidas para [...] contrapor as ações pouco amistosas de Estados estrangeiros".
Além disso, a disposição determina o limite de pessoas que as representações de outros países podem contratar na Rússia.
Com isso, as representações da República Tcheca podem contratar, no máximo, 19 funcionários na Rússia, enquanto os Estados Unidos não têm esse direito.
O governo da República Tcheca, por sua vez, reagiu através de um comunicado assinado pelo Ministério das Relações Exteriores, no qual afirma que a decisão de incluir o país nessa lista representa mais um passo para a deterioração das relações de Moscou com Praga, e também com a União Europeia (UE) e seu aliados.