Os disparos foram confirmados pelas redes sociais das Forças de Defesa de Israel (FDI).
BREAKING: 3 rockets were just fired from Syria toward Israel, 1 of which fell in Syria. pic.twitter.com/WrwhjVfOy4
— Israel Defense Forces (@IDF) May 14, 2021
Três foguetes acabaram de ser disparados da Síria em direção a Israel, sendo que um deles caiu na Síria.
Minutos depois do ataque sírio, as Forças de Defesa de Israel confirmaram que impediram outra tentativa do Hamas de atirar contra o Estado judeu.
We just stopped another Hamas attempt to fire toward Israel.
— Israel Defense Forces (@IDF) May 14, 2021
Our aircraft & Maglan unit struck and neutralized an Anti-Tank Missile squad, 2 Anti-Tank Missile launch sites & a surface-to-surface rocket launch site belonging to Hamas in Gaza.
Acabamos de impedir outra tentativa do Hamas de atirar contra Israel. Nossa aeronave Maglan atacou e neutralizou um esquadrão de mísseis antitanque, dois locais de lançamento de mísseis antitanque, e um local de lançamento de foguete de superfície pertencente ao Hamas em Gaza.
O Oriente Médio tem visto a escalada mais feroz entre Israel e Gaza dos últimos anos, que resultou em confrontos entre palestinos e a polícia israelense após o despejo de famílias árabes de um bairro em Jerusalém Oriental.
Em seguida, conflitos eclodiram entre palestinos e israelenses na noite de 11 de maio. Após a prisão dos palestinos, o grupo Hamas de Gaza lançou ataques com foguetes contra Jerusalém e Tel Aviv em retaliação.
Israel, por sua vez, disparou sua artilharia e intensificou os ataques aéreos contra uma rede de túneis de militantes palestinos sob Gaza. As forças aéreas israelenses atingiram um túnel onde servidores e equipamentos militares do Hamas estavam localizados.
De acordo com autoridades de saúde palestinas, pelo menos 119 pessoas foram mortas em Gaza, incluindo 31 crianças e 19 mulheres, além de outros 830 feridos.