"De acordo com relatórios que o Unicef recebeu, 34 crianças morreram na Faixa de Gaza desde 10 de maio. Então, só nos últimos quatro dias, tivemos 34 crianças palestinas que foram mortas, o que é um número enorme [...] Também temos duas crianças em Israel", disse Touma nesta sexta-feira (14).
Além disso, o Unicef disse que mais de 35 escolas foram danificadas na Faixa de Gaza e três em Israel em meio à violência em curso na região e nenhuma está atualmente em operação, segundo Touma.
Since 10 May, 35 schools in the Gaza Strip and 3 schools in Israel have been damaged in violence. Attacks on schools and education facilities are a grave violation against children. #AChildisAChild
— UNICEF Palestine (@UNICEFpalestine) May 14, 2021
Desde 10 de maio, 35 escolas na Faixa de Gaza e 3 escolas em Israel foram danificadas pela violência. Os ataques a escolas e estabelecimentos de ensino são uma violação grave contra as crianças.
Touma ressaltou que as escolas precisam ser retomadas.
"Mas para que as escolas voltem, é preciso parar o fogo e parar a violência. Pedimos uma redução da escalada de agressões e que a violência chegue ao fim", afirmou.
O surto mais violento desde 2014 gerou agressões comunitárias em cidades mistas de árabes e judeus e se espalhou para a Cisjordânia. Desde a noite de 11 de maio, cerca de 1.800 foguetes foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel, que responderam lançando ataques contra o Hamas.