Exército da Rússia recebe avançado radar que poderá ser integrado ao sistema antiaéreo S-500

© Sputnik / Vladimir Fedorenko / Acessar o banco de imagensExposição com sistema de mísseis antiaéreos S-300
Exposição com sistema de mísseis antiaéreos S-300 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2021
Nos siga no
Uma fonte de alto escalão do complexo militar-industrial da Rússia avançou ao jornal Gazeta.ru que, no final de abril, o Exército recebeu novos radares Yenisei, que podem ser integrados aos sistemas de defesa antiaérea S-500.

O radar Yenisei foi projetado para operar continuamente por longos períodos de tempo. Por exemplo, os radares dos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph originalmente não foram desenvolvidos para funcionarem durante períodos muito longos, uma vez que os combates antiaéreos não costumam ser prolongados.

É esta particularidade do sistema Yenisei que lhe permite receber informações de inteligência de forma permanente, o que é essencial para os meios de reconhecimento por radar. Além do mais, a possibilidade de erro humano é quase nula, já que o radar funciona em modo autônomo completo.

O Yenisei é um radar totalmente digital de varredura eletrônica ativa. É um meio ativo-passivo capaz de conduzir reconhecimento e detecção de objetos aéreos e transmitir informações sobre os alvos aos meios interceptores da defesa antiaérea, ou seja, o Yenisei possui funções de reconhecimento radiotécnico.

Em particular, os dados do Yenisei sobre os alvos são transferidos para os radares multifuncionais dos sistemas antimísseis S-400 e S-500.

O complexo detecta objetos aéreos em altitudes superiores a 100 km (praticamente na fronteira espacial) e a distâncias superiores a 600 km.

© Sputnik / Grigory SisoevDeslocação do sistema S-400
Exército da Rússia recebe avançado radar que poderá ser integrado ao sistema antiaéreo S-500 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2021
Deslocação do sistema S-400

Outra característica importante é que o radar Yenisei é dotado de postos remotos, o que lhe permite combater eficazmente os dispositivos de interferência.

O portal ressalta que o sucesso da Força Aérea dos EUA em muitos conflitos locais foi assegurado pelo fato de praticamente todas as defesas antiaéreas dos adversários de Washington serem suprimidas por interferências potentes e bem organizadas.

No entanto, isso não se aplica ao Yenisei, uma vez que, quanto maior é a intensidade da interferência, melhor o radar estabelece as trajetórias dos alvos e dá orientações mais precisas aos meios antiaéreos. Sendo assim, com este sistema do Exército russo, se pode dizer que os EUA ficaram sem o seu trunfo.

O portal detalha ainda que, além de todas estas características, o Yenisei acompanha os mísseis guiados lançados e é capaz de determinar com grande precisão se o alvo do adversário é atingido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала