Na noite de segunda-feira (17), uma forte explosão ocorreu no município colombiano de Yumbo, no departamento de Valle del Cauca, durante confrontos entre a polícia e manifestantes em meio aos contínuos protestos na Colômbia.
A esta hora se registran explosiones en el municipio de Yumbo donde han incinerado varios vehículos cerca a estaciones de servicio y plantas de suministro de combustible. #VocesySonidos pic.twitter.com/LH5esii9jQ
— BLU Pacífico (@BLUPacifico) May 18, 2021
Nesta hora são registradas explosões no município de Yumbo onde queimaram vários veículos perto das estações de serviço e postos de abastecimento de combustível.
Um grupo de pessoas encapuzadas ateou fogo em veículos e cilindros de gás ao lado de uma fábrica da companhia de petróleo nacional Ecopetroll, segundo informou a Blu Radio.
As autoridades confirmaram que, até o momento, foram registradas 34 pessoas feridas e duas mortes durante o acidente.
A explosão ocorreu após um cilindro de gás propano de 40 quilos ter ficado aceso perto do posto de gasolina, explicou o capitão Alberto Valencia, comandante do Corpo de Bombardeiros Voluntários de Yumbo.
#Atención
— BLU Pacífico (@BLUPacifico) May 18, 2021
Se registra una fuerte explosión en Ecopetrol del municipio de Yumbo. #VocesySonidos pic.twitter.com/IskRbokCno
É registrada uma forte explosão em Ecopetrol no município de Yumbo.
"Faço um apelo urgente para interromper o vandalismo perto das usinas de abastecimento de combustível em Yumbo. Essas instalações armazenam líquidos e gases altamente inflamáveis e esses ataques colocam em sério risco a vida de trabalhadores e moradores do município", escreveu o ministro de Minas e Energia da Colômbia, Diego Mesa.
Enquanto isso, o ministro de Defesa, Dieogo Molano, anunciou a implantação adicional de 100 policiais em Yumbo e um pelotão adicional do Exército para recuperar a ordem pública, de acordo com o comunicado do ministério.