No encontro, paralelo à cúpula ministerial do Conselho do Ártico, ambos admitiram que os países possuem discordâncias, mas enfatizaram que devem trabalhar juntos em algumas questões.
Além de tentar minimizar as diferenças entre as duas potências, o encontro tem o objetivo de confirmar uma eventual cúpula, em junho, entre os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin.
Blinken afirmou que os Estados Unidos desejam cooperar com a Rússia para tornar o mundo "mais seguro". Porém, o secretário de Estado garantiu que, dependendo das medidas de Moscou, os EUA poderão responder.
"Se a Rússia agir de forma agressiva contra nós, nossos parceiros ou nossos aliados, responderemos", disse Antony Blinken durante a reunião bilateral em Reykjavik. "Nossa visão é que, se os líderes da Rússia e dos Estados Unidos puderem trabalhar cooperativamente [...], o mundo será um lugar mais seguro", disse, conforme relatado pela agência de notícias AFP.
© AFP 2023 / Saul LoebO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontra com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Reykjavik, na Islândia, em 19 de maio de 2021
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontra com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Reykjavik, na Islândia, em 19 de maio de 2021
© AFP 2023 / Saul Loeb
Para o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Moscou e Washington vão precisar se esforçar para uma futura cooperação.
"Estamos prontos para discutir todas as questões, sem exceção, se entendermos que as discussões serão honestas e baseadas na confiança mútua", disse Lavrov a Blinken.