O investimento de US$ 152 milhões (R$ 802 milhões) em projetos de construção permitirá à base aérea romena apoiar aeronaves de carga pesada, receber aviões de combate e militares mobilizados e reagir rapidamente a quaisquer problemas de segurança na região. A reforma permitirá também que o antigo aeródromo soviético receba e armazene munições com segurança, escreve portal Balkan Insight.
No futuro, a referida base aérea, localizada na região da Transilvânia, deve servir como um centro de rotação.
"Estamos nos preparando para conceder quatro projetos de construção entre maio e agosto de 2021", segundo Darren Walls, diretor de programas de design e construção da Iniciativa Europeia de Dissuasão.
"O investimento na Romênia demonstra o sólido compromisso da Força Aérea [dos EUA] na parceria com aliados da OTAN para alcançar um objetivo comum", sublinhou.

Por sua vez, Claudiu Degeratu, oficial aposentado romeno e especialista em segurança, disse que a Romênia precisa de mais uma grande base aérea que atenda aos padrões da OTAN para que possa servir aos seus recém-adquiridos caças F-16.
Os aprimoramentos em Campia Turzii aumentarão as capacidades dos EUA e da OTAN para responder a quaisquer ameaças potenciais e dissuadir a Rússia na região.