A linhagem B.1.617 do SARS-CoV-2 foi identificada em seis pessoas que chegaram ao país a bordo do navio MV Shandong da Zhi, no litoral do Maranhão.
"A variante já estava presente em 51 países e aqui na América do Sul só estava presente na Argentina. O Brasil acaba sendo o segundo país da América do Sul com confirmação da cepa", disse o secretário, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), conforme noticiou o G1.
Lula explicou que o navio, sem permissão para atracar na costa do Maranhão, está ancorado e que toda a tripulação está em isolamento.
Ao todo, 15 pessoas que estavam no navio apresentaram sintomas da COVID-19. Dessas, seis testaram positivo para a cepa indiana a partir de um estudo genômico.
A sessão da CPI que continua ouvindo o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello começou quente nesta 5ª feira, com debates acalorados entre os senadores sobre a distribuição de cloroquina nos estados, e teve que ser suspensa pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM) https://t.co/BIWyMAx0bN
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 20, 2021
Um dos infectados, um tripulante indiano de 54 anos, chegou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada do estado, no dia 13 de maio.
Segundo o secretário, 100 pessoas tiveram contato com os infectados. Ele informou que todas estão isoladas e serão testadas.