No fim de março, a OMC melhorou sua previsão de 7,2% para 8% sobre o crescimento do comércio mundial para este año.
"Se pudéssemos acelerar o intercâmbio de vacinas, garantir a equidade a respeito destas, segundo os nossos prognósticos, [o volume de comércio mundial] poderia crescer mais dois pontos percentuais, até 10%", disse Okonjo-Iweala nesta quinta-feira (20), ao intervir diante dos membros da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu.
"I know you are allies in trying to move the WTO to do things better and faster."
— EP Audiovisual (@europarlAV) May 20, 2021
Today, MEPs @EP_Trade met in person @Europarl_EN with @NOIweala, the newly appointed Director-General of @WTO to discuss the latest trade developments ✅🤝
DOWNLOAD📽️📸➡️https://t.co/XZH4J6RiJ6 pic.twitter.com/bTQ2IOiYSD
"Eu sei que vocês são aliados na tentativa de fazer com que a OMC faça as coisas melhor e mais rápido". Hoje, MEPs da Comissão de Comércio Internacional se encontraram no Parlamento Europeu pessoalmente com Ngozi Okonjo-Iweala, a recém-nomeada diretora-geral da OMC, para discutir os últimos desenvolvimentos comerciais.
Na semana passada, Ngozi Okonjo-Iweala manifestou sua esperança de que os países-membros da OMC decidam se aplicarão a isenção das patentes de vacinas anti-COVID-19 antes da 12ª conferência ministerial do organismo, que acontecerá entre o fim de novembro e início de dezembro. Segundo a diretora-geral, essa ação poderia acelerar a vacinação em nível mundial.
Por sua vez, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou na segunda-feira (17) que o mundo permanece atualmente em uma situação de "apartheid das vacinas" e pediu aos países que compartilhem os imunizantes contra a COVID-19.