"Um ataque armado teve como alvo um posto de controle no sudeste do Níger, na estrada que liga as cidades de Diffa e Surua. Como resultado do ataque, um policial foi morto, dois outros foram sequestrados. Os agressores fugiram em direção à Nigéria", disse a fonte.
Ataque deixa 16 soldados mortos e dois desaparecidos no Nígerhttps://t.co/y4kUAj0P1Q
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 2, 2021
Grupos radicais islâmicos associados ao Boko Haram (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários países) têm estado ativos na região de Diffa nos últimos meses. O Boko Haram tem operado no nordeste da Nigéria e em vários outros países da África Ocidental, conduzindo inúmeros ataques, assassinatos e sequestros desde que iniciou uma insurgência islâmica em 2009.
Relatos da inteligência nigeriana dos últimos dias indicam que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, teria falecido ou ficado gravemente ferido ao tentar se suicidar para evitar ser capturado por militantes do grupo rival Estado Islâmico da África Ocidental (organização extremista também proibida na Rússia) após ele e seus homens serem cercados em uma floresta na última quarta-feira (19).