Líder supremo do Irã insta países muçulmanos a darem apoio militar e financeiro à Palestina

© AP Photo / Escritório do Líder SupremoLíder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo)
Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, discursa em Teerã, no Irã (foto der arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2021
Nos siga no
O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, instou na sexta-feira (21) os países muçulmanos a apoiarem a Palestina a nível financeiro e militar e a ajudarem a reconstruir Gaza.

Este apelo chega um dia após o cessar-fogo acordado no final de quinta-feira (20), colocando fim a um conflito violento de 11 dias, de acordo com a agência Reuters.

O Irã apoia o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, ao passo que a Autoridade Palestina, presidida por Mahmoud Abbas, lidera as áreas com população palestina na Cisjordânia.

"Os Estados muçulmanos devem apoiar sinceramente o povo palestino, por meio de apoio militar ou financeiro, ou na reconstrução da infraestrutura de Gaza", disse Khamenei em um comunicado, citado pela mídia.

De igual modo, o líder supremo da República Islâmica instou todos os muçulmanos a exigirem que seus governos apoiem os palestinos.

"Todos os elementos influentes do governo [de Israel] e do criminoso [primeiro-ministro Benjamin] Netanyahu devem ser processados por tribunais internacionais e independentes", declarou Khamenei.

Líderes do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), citados pela Reuters, também falaram sobre a situação, afirmando que "a Intifada [revolta palestina] passou do uso de pedras para o lançamento de mísseis poderosos e precisos, e no futuro, os sionistas [israelenses] podem esperar sofrer golpes mortais dentro dos territórios ocupados".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала