De acordo com o NL Times, nos primeiros cinco meses de operação dos caças da norte-americana Lockheed Martin, ao menos 600 reclamações relacionadas ao nível de ruído das aeronaves foram recebidas pelos militares.
"É impossível se acostumar com isso. O ruído dos F-35 é mail alto e soa por muito mais tempo", afirmou um dos moradores da região.
Além disso, o ruído das aeronaves já provocou a queda de gesso do teto das casas, bem como enjoo em algumas crianças, que entram em pânico ao escutar o ruído dos F-35 sobre suas casas.
A USAF revelou como a frota de F-15 pode atuar em coordenação com os caças furtivos para conduzir um ataque aéreo profundo contra território inimigohttps://t.co/Ux6GdYPwzK
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 20, 2021
Em meio ao distúrbio, os moradores da região criaram um site de monitoramento dos decibéis do ruído dos caças F-35, constatando que o ruído está mais alto e com longa duração.
O comandante da base afirmou que espera ser capaz de reduzir o ruído das aeronaves. O caça F-35 chegou ao país pela primeira vez em 2016.