Um peixe de aspecto incomum, apelidado de "peixe-vampiro", reapareceu recentemente no rio dos Americanos, próximo da cidade de Sacramento, na Califórnia, informa a CBS.
A lampreia do Pacífico, que tem o corpo cilíndrico e gelatinoso e uma boca circular com forma de ventosa com dentes para agarrar suas presas, foi flagrada esta semana por Karl Bly, que há 40 anos explora a região.
As imagens da reaparição do peixe foram divulgadas por ele, na quarta-feira (19), na conta de American River Lost & Found no Facebook, ressaltando que esta foi a "segunda lampreia da temporada" e "a segunda vista em 30 anos".
Trata-se de uma espécie nativa da Califórnia e do rio dos Americanos, que nasce em água doce, migra ao oceano e logo retorna ao rio para ter suas crias, até 100 mil de cada vez, explicou Peter Tira, porta-voz do Departamento de Pesca e Vida Silvestre do estado.
"No oceano, se grudam a um golfinho ou tubarão ou baleia e sugam esse grande peixe-hospedeiro para se alimentarem dos nutrientes", observou, ressaltando que a espécie não causa danos aos humanos.
As lampreias do Pacífico desapareceram durante um tempo do rio e agora estão ressurgindo, porém não há dados que indiquem o motivo, explicou.