De acordo com especialistas militares, citados pelo jornal Global Times, o novo tipo de morteiro pode fornecer diversas vantagens táticas em apoio de fogo por ser um equipamento mais flexível.
O sistema de artilharia, desenvolvido por empresas chinesas, foi entregue às tropas há apenas um mês.
new 122mm-caliber SPH PCL161 mounted on 4x4 lightly armored truck chassis, deployed at an altitude of 4,500m in Karakoram ranges. pic.twitter.com/ooWhydWUfC
— Eva 郑 عائشة (@evazhengll) May 23, 2021
Novo SPH PCL161 de 122 mm, montado em um chassi de caminhão levemente blindado 4x4, implantado a uma altitude de 4.500 metros em Karakorum.
O jornal chinês ressalta que o morteiro, na base de um veículo todo-o-terreno de quatro rodas, possui alta precisão e cadência de tiro, além de ter maior mobilidade e facilidade de operação.
O armamento fornece vantagens táticas significativas, especialmente nas regiões de altitude elevada, em terrenos de difícil acesso.
Este morteiro é o quarto novo tipo de armamento a ter entrado em serviço no Comando do ELP de Xinjiang nas últimas semanas, após um novo veículo blindado de assalto, um novo canhão autopropulsionado de calibre 122mm e de um lança-foguetes múltiplos de longo alcance.