Um avião de caça MiG-31 subiu ao céu para acompanhar uma aeronave de patrulha da Força Aérea da Noruega sobre o mar de Barents, informou na quarta-feira (26) o serviço de imprensa da Frota do Norte da Federação da Rússia.
O serviço de imprensa da Frota do Norte relatou que o controle do espaço aéreo russo havia detectado um alvo aéreo se aproximando da fronteira do país.
"Um caça MiG-31 das forças de defesa aérea da Frota do Norte [...] levantou voo para identificar o alvo aéreo e evitar uma violação da fronteira do Estado russo. A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como sendo um avião da patrulha aérea P-3C Orion da Força Aérea da Noruega e o escoltou sobre a área aquática do mar de Barents", diz a declaração.
Os militares russos detalharam que, depois que a aeronave militar estrangeira se afastou da fronteira, o caça russo regressou em segurança ao seu aeródromo de origem.
"O voo do caça russo foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo", acrescenta o comunicado.