Manifestantes incendiaram o Palácio da Justiça na cidade de Tuluá, no sudoeste da Colômbia, na noite de terça-feira (25), afirmou na rede social Twitter o ministro da Justiça do país, Wilson Ruiz Orejuela, acrescentando que classifica o incidente como um ato de terrorismo.
Los actos contra el palacio de justicia de Tuluá de esta noche solo se pueden calificar como terroristas, quieren sembrar caos y miedo. Esto se sale del escenario del vandalismo y repercuten en la tranquilidad de los colombianos. Daremos con los responsables de esta situación. pic.twitter.com/T8TU3KxdvL
— Wilson Ruiz Orejuela (@WilsonRuizO) May 26, 2021
Os atos contra o Palácio de Justiça de Tuluá hoje [25 de maio] à noite só podem ser classificados como terroristas, [eles] querem semear o caos e o medo. Isso deixa o cenário de vandalismo e afeta a tranquilidade dos colombianos. Encontraremos os responsáveis por esta situação.
Segundo relatos e vídeos divulgados pela polícia, as chamas destruíram boa parte do telhado e do segundo andar da instituição judiciária da cidade.
Ocurrió en una URI en Popayán, también en la casa de justicia en La Plata. Ahora pasa en Tuluá. Los vándalos quieren obstruir la justicia con quemas como la de esta noche del Palacio de Justicia en Tuluá. Infame que lo celebren. Los responsables van a conocer el peso de la Ley. pic.twitter.com/eP8vq5qTnU
— Diego Molano Aponte (@Diego_Molano) May 26, 2021
Aconteceu em uma URI [Unidade de Reação Imediata] em Popayán, também no tribunal de La Plata. Agora acontece em Tuluá. Os vândalos querem obstruir a justiça com fogo como a desta noite [25 de maio] no Palácio da Justiça em Tuluá. Infame para comemorar. Os responsáveis saberão o peso da Lei.
Ainda não se sabe o que ou quem iniciou o incêndio que os bombeiros estão tentando apagar, reporta a agência EFE.
Protestos contra impostos
A Colômbia tem presenciado protestos desde 28 de abril, depois que Bogotá anunciou uma reforma tributária com aumento de impostos.
Así está el Palacio de Justicia de Tuluá en Valle en este momento. Lo único que puedo decir es que no creo que hayan sido manifestantes del paro quienes lo incendiaron. pic.twitter.com/nuYWpvQExN
— Físico EnParo (@FisicoImpuro) May 26, 2021
Este é o Palácio da Justiça de Tuluá neste momento. A única coisa que posso dizer é que não creio que tenham sido os manifestantes que o incendiaram.
Durante confrontos entre manifestantes e policiais, segundo dados do Ministério da Defesa colombiano, pelo menos 42 pessoas morreram e mais de 2.000 pessoas ficaram feridas, incluindo 1.065 policias.
O governo da Colômbia e o Comitê Nacional de Greve do país, composto por sindicatos e grupos de estudantes, chegaram na terça-feira (25) a um pré-acordo.