- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Trabalhista? Tabata Amaral celebra decisão do TSE e deve deixar o PDT

© Folhapress / Pedro LadeiraDeputada Tabata Amaral (PDT-SP) durante entrevista em fevereiro de 2020
Deputada Tabata Amaral (PDT-SP) durante entrevista em fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2021
Nos siga no
Parlamentar formada pelo "Movimento Acredito", do empresário Jorge Paulo Lemann, Tabata Amaral foi muito criticada nos últimos anos por ter "mudado de lado", deixando de apoiar causas trabalhistas e votando junto com a base governista.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a deputada federal Tabata Amaral (PDT) a se desfiliar da legenda trabalhista. Por seis votos a um, os ministros garantiram que a parlamentar poderá sair do partido sem que necessite perder o mandato.

A corte considerou válido o argumento da deputada de que houve "justa causa", após a ela ter votado a favor da reforma da previdência e contrário ao partido, em 2019, junto a outros sete parlamentares.

Na época, o presidente do partido, Carlos Lupi, chegou a atacar diretamente a deputada e o "Movimento Acredito", grupo que alavancou a campanha da deputada, escreve o Congresso em Foco.

Com os ataques, que contaram com seguidas ameaças de expulsão e mesmo a suspensão de direitos na Câmara, Tabata se sentiu desgostosa do partido e passou a questionar seu direito a sair na Justiça. "O PDT deixou de ser o meu partido", disse a deputada há uns meses.

No julgamento, realizado nesta terça-feira (25), o relator Sérgio Silveira Banhos concordou com o pedido de desfiliação e foi seguido pela maioria. Apenas o ministro Edson Fachin votou contra a possibilidade de desligamento.

Em suas redes sociais, a deputada comemorou a decisão.​ "Essa decisão do TSE me enche de esperança pois, para mim, é uma demonstração que o caminho da boa política compensa, e que não vamos mais tolerar que a política seja pautada por interesses pessoais, embates de ódio e machismo", escreveu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала