"Um desses impactos [de detritos espaciais] foi detectado recentemente, em 12 de maio, durante uma inspeção de rotina do braço robótico Canadarm2. Especialistas da CSA e da NASA trabalharam juntos para obter imagens detalhadas da área e avaliar o impacto que ocorreu em uma das hastes do Canadarm2", diz o comunicado publicado no site da agência espacial canadense.
A CSA divulgou uma fotografia do dispositivo que mostra um buraco no escudo térmico branco.
Detrito espacial perfurou o braço robótico canadense na EEI. A Agência Espacial Canadense assegura que o incidente não afetou o funcionamento do dispositivo. O aparelho é utilizado para a manutenção da superfície exterior da estação, substituição de equipamentos, transporte de carga e cosmonautas, e "captura" das naves durante acoplamento com a estação.
A EEI orbita ao redor do nosso planeta a uma velocidade de 7,66 quilômetros por segundo (mais de 27 mil quilômetros por hora).
Recentemente, autoridades russas declararam que o país vai abandonar a Estação Espacial Internacional daqui a quatro anos – a partir de 2025, e iniciará a criação de sua própria estação orbital.