O novíssimo helicóptero de combate russo Mi-28NM será capaz de carregar até quatro mísseis de cruzeiro de longo alcance. Suas capacidades de combate serão equivalentes às de bombardeiros, informou à Sputnik uma fonte da indústria aeronáutica.
"Atualmente, continuam os testes de voo dos mísseis de cruzeiro 'produto 305' para helicópteros, com o alcance máximo de 100 quilômetros. O Mi-28NM modernizado Caçador Noturno poderá carregar quatro destes mísseis em pilones externos", afirmou a fonte.
O uso de mísseis de cruzeiro aumentará as capacidades de combate do helicóptero, permitindo atingir com mais precisão instalações militares importantes do inimigo, segundo a fonte.
Atualmente, nenhum outro helicóptero no mundo possui mísseis de cruzeiro de tal alcance e potência como armamento padrão, sublinhou a fonte.
"A capacidade de carregar ao mesmo tempo quatro mísseis de cruzeiro coloca o Mi-28NM, quanto ao tipo de alvos, ao nível dos bombardeiros de linha da frente", acrescentou.
A diferença externa mais notável do Mi-28NM em relação a seu predecessor é a cúpula esférica do radar, localizada diretamente acima do rotor. O novo modelo pode realizar uma ampla gama de missões, desde o reconhecimento e aquisição de alvos, até a destruição de alvos terrestres e aéreos.
O helicóptero Mi-28NM está armado com uma variedade de mísseis, além de estar protegido contra munições perfurantes de calibre até 20 milímetros.