É necessário estudar a origem da COVID-19, dado que em caso contrário a humanidade poderá enfrentar COVID-26 e COVID-32, disse ao canal de televisão NBC News o cientista Peter Hotez, um dos especialistas em coronavírus e doenças infecciosas dos EUA.
"Esta é a terceira grande epidemia/pandemia de coronavírus no século XXI [após SARS e MERS] [...] A atual é a terceira, e a Mãe Natureza nos está dizendo o que acontecerá: haverá COVID-26 e COVID-32 se não entendermos totalmente a origem da COVID-19", afirmou o especialista.
Hotez destacou que é preciso estudar a "origem do surto" do novo coronavírus, então é necessário enviar virologistas, epidemiologistas e outros especialistas à cidade chinesa de Wuhan onde a pandemia começou. Eles coletarão dados e amostras necessários no local.
No entanto, Hotez sublinhou que seria difícil obter os dados sobre a origem do coronavírus sem cooperação com a China no assunto.
"Acredito que realmente devemos colocar muita pressão na China, inclusive possíveis sanções, para permitir uma equipe de excelentes virologistas e epidemiologistas na China com acesso livre a animais, pessoas, amostras e laboratórios", segundo Hotez.
Anteriormente, em 26 de maio, o presidente Joe Biden ordenou aos serviços de inteligência dos EUA para intensificarem seus esforços no estudo da origem do coronavírus, estabelecendo um prazo de 90 dias.
Biden informou que em março a comunidade de inteligência norte-americana foi encarregada de preparar um relatório sobre a origem da COVID-19, "incluindo se o vírus resultou do contato humano com um animal infectado ou de um acidente em laboratório".