De acordo com o jornal Global Times, o desenvolvimento da arma foi impulsionado pela crescente demanda nas operações de patrulha, devido à qual o capitão Zhou Jianlong, vice-comandante de uma companhia de manutenção dentro de uma brigada da defesa costeira, teve em 2019 a ideia de desenvolver um veículo todo-terreno controlado remotamente.
O veículo está equipamento com câmeras e se move sobre lagartas, contando com um fuzil automático Type 95 instalado como torreta. Com isso, o robô é capaz de realizar patrulhas e missões de reconhecimento em praias, bem como enviar dados ao posto de comando.
A brigada de Zhou é responsável por uma região costeira de mais de seis mil quilômetros na província de Zhejiang, no leste da China, incluindo de muitas ilhas.
Segundo o jornal chinês, o robô estará em breve pronto para entrar em serviço para reduzir a carga do pessoal da defesa costeira.
As fontes chinesas destacam que o robô desenvolvido por Zhou Jianlong demonstra que o pessoal técnico das Forças Armadas também é capaz de projetar e fabricar equipamentos de alta tecnologia, que estão prontos para o combate.