De acordo com as palavras do diretor-geral Kirill Dmitriev durante conversa com jornalistas no Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo, "o coquetel de vacinas é agora um tema muito atual. Há um mês, todos começaram a discutir aquilo que nós falamos antes: que são precisamente os coquetéis de vacinas que estão na base da eficácia e combate às mutações".
Ele também disse que o Fundo já realiza testes com a farmacêutica AstraZeneca, mas há muitas solicitações de outras vacinas, incluindo as chinesas.
"Posso dizer que se trata de grandes fabricantes. Nós, possivelmente, iniciaremos os primeiros testes em países árabes. Precisamente da combinação da Sputnik V com vacinas chinesas", declarou.
OMS pode aprovar Sputnik V no prazo de 2 meses
Além disso, o diretor-geral do RFPI afirmou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode aprovar a vacina russa Sputnik V durante os próximos dois meses.
"A OMS – nós consideramos que isso será em apenas dois meses, a Europa – por enquanto há resultados positivos da verificação, não há observações críticas", disse ele respondendo à pergunta sobre os prazos de aprovação da vacina russa.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês) é um evento anual de negócios realizado na Rússia. Neste ano realiza-se em formato presencial a partir de 2 de junho. O fórum durará até 5 de junho e reunirá milhares de representantes empresariais.