Em julho, o Fundo Nacional de Riqueza da Rússia mudará radicalmente sua estrutura para reduzir a zero o uso do dólar, mudando suas participações para o ouro, bem como para outras moedas, como o euro e o yuan.
O chefe da Câmara de Contas da Rússia, Aleksei Kudrin, nomeou uma alternativa ao dólar depois que Moscou decidiu sobre o Fundo Nacional de Riqueza. De acordo com Kudrin, que serviu como ministro das Finanças da Rússia entre 2000 e 2011, a Rússia poderia recorrer ao yuan e aumentar seus fundos soberanos em moeda chinesa.
"Embora não seja tão estável quanto o dólar americano, o yuan se tornou uma moeda de classe mundial", disse o funcionário, acrescentando que outros ativos desse tipo são o ouro, o franco suíço e a libra esterlina.
O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, anunciou no início deste mês a intenção de reduzir a participação do dólar no Fundo Nacional de Riqueza. Já a libra esterlina deve ter seu uso reduzido para 5%, enquanto a participação do euro e do yuan, ao contrário, podem aumentar para 40 e 30%, respectivamente.