A câmera do Experimento de Ciência de Imagens de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês) a bordo do Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO, na sigla em inglês) da NASA tirou uma foto do Rover chinês, chamado Zhurong, cerca de três semanas depois que o robô com rodas pousou com sua sonda estacionária na vasta planície do Planeta Vermelho conhecida como Utopia Planitia, com um diâmetro estimado de 3.300 quilômetros.
"Claramente visíveis estão o que interpretamos como o módulo de pouso cercado por um padrão de explosão, e o próprio Rover um pouco ao sul depois de descer do módulo de pouso", escreveram os membros da equipe HiRISE em uma descrição da foto, que foi divulgada na última quinta-feira (10).
As imagens da HiRISE também mostram o hardware que ajudou Zhurong e seu módulo de aterrissagem a chegar com segurança à superfície marciana. O escudo térmico, o escudo traseiro e o pára-quedas da missão podem ser vistos.
Segundo o portal Space, Zhurong faz parte da missão Tianwen-1, que foi lançada em direção ao Planeta Vermelho em julho de 2020. Tianwen-1 também inclui um orbitador, que está estudando Marte de cima e servindo como um link de retransmissão entre Zhurong e os controladores na Terra.
O Rover chinês vai estudar a geologia de sua zona de pouso e caçar gelo de água, entre outras tarefas, durante uma missão de superfície projetada para durar pelo menos três meses. O orbitador Tianwen-1, entretanto, conduzirá investigações mineralógicas e outras por pelo menos um ano de Marte, que é o equivalente a 687 dias terrestres.
A câmera do MRO da NASA está em ação há muito tempo e já fotografou inúmeros robôs na superfície marciana. A espaçonave circula Marte há mais de 15 anos, estudando a geologia e o clima do planeta, explorando futuros locais de pouso e retransmitindo comunicações de naves de superfície para a Terra, entre outras tarefas.