De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa russo, trata-se do destróier HMS Defender da Marinha britânica e da fragata HNLMS Everton da Marinha holandesa.
"A Frota do Mar Negro está monitorando as ações do destróier de mísseis guiados Defender da Marinha britânica e da fragata de mísseis guiados Everton da Marinha holandesa, que entraram no mar Negro em 14 de junho de 2021", comunicou.
Os Estados Unidos e a OTAN estão deslocando suas tropas para perto das fronteiras europeias da Rússia, mantendo o principal potencial militar nas regiões do mar Negro e do Báltico.
O destróier de mísseis guiados Laboon, da classe Arleigh Burke, possui dois lançadores Aegis capazes de transportar mais de 56 mísseis de cruzeiro Tomahawk, além de estar equipado com um helicóptero SH-60 Sea Hawkhttps://t.co/5icA49PmFu
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 11, 2021
Em meados de abril, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou que os Estados Unidos e a OTAN estão deslocando suas tropas para perto das fronteiras europeias da Rússia. Por sua vez, este país está tomando medidas em resposta a suas ações militares ameaçadoras.
Recentemente, o ministro russo declarou durante uma reunião no Ministério da Defesa que, em resposta às ações da OTAN, a Rússia vai formar na direção ocidental cerca de 20 novos agrupamentos e unidades militares.