O Ministério da Justiça deu autorização para usar a Força Nacional de Segurança Pública pelo prazo de 90 dias para apoiar os povos da Fundação Nacional do Índio na Terra Indígena Yanomami, segundo o portal G1.
© REUTERS / Marcos CorreaPresidente Jair Bolsonaro ouve o hino nacional junto com um indígena na reserva da tribo Yanomami, Amazonas, Brasil, 27 de maio de 2021

Presidente Jair Bolsonaro ouve o hino nacional junto com um indígena na reserva da tribo Yanomami, Amazonas, Brasil, 27 de maio de 2021
© REUTERS / Marcos Correa
A portaria, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), busca atender as atividades e os serviços necessários à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
A Terra Indígena Yanomami, maior reserva indígena do Brasil, tem 9,6 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas, nas margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre. Esta área vem sendo palco de uma série de conflitos armados entre garimpeiros e povos indígenas desde o dia 10 de maio.