Respondendo a perguntas de repórteres nessa terça-feira (15), um alto funcionário do governo norte-americano disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, pediu conselhos aos líderes dos Estados-membros da OTAN antes de seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, amanhã (16).
"Ele explicou aos líderes o que pretendia dizer. Ele o fez em particular, a portas fechadas, então não vou entrar em detalhes. [No encontro] ele pediu que compartilhassem quaisquer pensamentos ou conselhos que tivessem sobre a reunião", disse o alto funcionário.
Ainda segundo o mesmo, vários líderes presentes responderam com comentários e foram positivos sobre a próxima cúpula com Putin.
© AFP 2023 / KEVIN LAMARQUEPresidente Joe Biden e líderes dos governos e Estados-membros da OTAN posam para foto durante a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021
Presidente Joe Biden e líderes dos governos e Estados-membros da OTAN posam para foto durante a cúpula da OTAN em Bruxelas, 14 de junho de 2021
© AFP 2023 / KEVIN LAMARQUE
Também foi discutido no encontro sobre como coordenar, junto à OTAN, a agenda de controle de armas.
"Ele [Biden] também prometeu a eles que numa base contínua – na medida em que, por exemplo, estamos trabalhando com a Rússia em questões relacionadas ao controle de armas – ele se coordenaria de perto com a OTAN para que eles tivessem a chance de oferecer contribuições na agenda de controle de armas", acrescentou o funcionário.
A próxima cúpula entre Putin e Biden está marcada para esta quarta-feira (16) na Villa La Grange, em Genebra, Suíça. De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a reunião durará cerca de cinco horas.