Até agora, morreram pelo menos de 71 pessoas e mais de 50 mil famílias sofreram danos materiais, segundo os dados da Unidade Nacional para Gerência de Risco e Destastres (UNGRD).
As chuvas começaram, efetivamente, em 1º de março deste ano, e para além das vítimas, cerca de 57 pessoas ficaram feridas, oito desaparecidas, e houve mais de 1.300 situações de inundações, deslizamentos de terra, e enchentes fluviais em 540 municípios colombianos.
Nuestros soldados de @Ejercito_Div6 #Brigada27 trabajan articuladamente con las autoridades civiles para atender la emergencia presentada por las fuertes lluvias en Puerto Asís #Putumayo #SoldadoEsServicioSocial pic.twitter.com/N7Bvvcp7Q3
— Ejército Nacional de Colombia (@COL_EJERCITO) June 14, 2021
Nossos soldados trabalham em conjunto com as autoridades civis para atender à emergência apresentada pelas fortes chuvas em Puerto Asís.
Os temporais deixaram mais de 17 mil casas danificadas e 368 destruídas. Os locais mais afetados foram Antioquia, Cundinamarca, Narinho, Huila, Norte de Santander, Tolima, Cauca, Vale de Cauca, Chocó, Meta e Risaralda, nos quais as autoridades se encontram realizando operações de resgate e apoio às comunidades afetadas.