As embarcações percorreram a região por aproximadamente 90 minutos, até deixar o local durante a manhã.
De acordo com a emissora NHK, as embarcações chinesas seguem navegando em torno das águas territoriais do Japão.
Este é o décimo nono incidente envolvendo navios chineses nas águas territoriais próximo às disputadas ilhas de Senkaku neste ano.
A presença dos navios chineses em zona adjacente às ilhas foi observada por 124 dias consecutivos, adicionou a NHK.
Marinha norte-americana urge por investimentos. Analistas afirmam que para avançar ante crescimento da Marinha chinesa é necessário aumento de 4,1% anual no financiamento https://t.co/rtz8C2VBYJ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 26, 2021
As ilhas de Senkaku, ou Diaoyu, como os chineses as chamam, são território de disputa entre a China e o Japão. O Japão afirma que o país ocupa a área desde 1895, enquanto Pequim lembra que em mapas japoneses de 1783 e 1785 as Diaoyu estavam marcadas como território chinês. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas estiveram sob controle dos EUA e foram entregues ao Japão em 1972.
Taiwan e China acreditam que o Japão detém as ilhas ilegalmente. Tóquio considera que a China e Taiwan começaram a reivindicar as ilhas desde a década de 1970, quando foi revelado que suas águas são ricas em recursos minerais.
A disputa se agravou em 2012, após o governo japonês adquirir de um proprietário privado três das cinco ilhas do arquipélago, tendo assim destacado seu status de território pertencente ao Japão.