O lançamento foi transmitido pela Televisão Central da China (CCTV).
O lançamento do foguete-portador Long March 2F, que levou a espaçonave para órbita, foi realizado do centro de lançamento de satélites de Jiuquan, na província de Gansu, noroeste da China.
A Agência Espacial de Missões Tripuladas da China (CMSA, na sigla em inglês) informou que a nave espacial Shenzhou-12 se acoplou com sucesso com o módulo central da estação espacial Tianhe.
China on Thursday launched the crewed spacecraft #Shenzhou12, which is expected to send three astronauts to its space station core module #Tianhe for a three-month mission. pic.twitter.com/t0vXP45cL1
— People's Daily, China (@PDChina) June 17, 2021
Nesta quinta-feira China lançou a nave espacial tripulada Shenzhou-12 que deverá enviar três astronautas para o seu módulo central da estação espacial Tianhe, em uma missão de três meses.
"Cerca de 573 segundos após o lançamento, a nave tripulada Shenzhou-12 separou-se do foguete e entrou na órbita predeterminada. Três cosmonautas foram enviados ao espaço com êxito, a tripulação está em boa condição. O lançamento foi considerado bem-sucedido", lê-se no comunicado do programa espacial chinês de missões tripuladas.
#BREAKING: China successfully launches the crewed spacecraft #Shenzhou12 pic.twitter.com/AnOIMbOQlj
— People's Daily, China (@PDChina) June 17, 2021
China lança com sucesso a espaçonave tripulada Shenzhou-12.
No final de abril, Pequim colocou em órbita com sucesso o módulo central Tianhe (Harmonia Celestial, em chinês) da sua primeira estação espacial Tiangong.
A mídia estatal da China informa que serão necessárias 12 missões para montar a estação espacial na órbita inferior da Terra, estando previsto que a construção da estação seja concluída até o final de 2022.