Thomas Pesquet, astronauta francês da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), compartilhou no Twitter uma fotografia com a intenção de mostrar a super velocidade com que a Estação Espacial Internacional (EEI) se move enquanto orbita a Terra, ao contrário do que muitos podem pensar.
O astronauta manteve o obturador de sua câmera aberto por 30 segundos. Essa exposição prolongada resultou em uma imagem noturna da Terra que mostra a alta velocidade do movimento, na qual as linhas luminosas representam a trajetória das luzes na superfície terrestre.
A picture from some tryouts of a photo technique I’ve been experimenting with. It gives the impression of the speed we fly at (28 800 km/h!). This image is one 30-second exposure of Earth at night. The trails you see are stars, and city lights. More to come! 📷🤓 #MissionAlpha pic.twitter.com/h2GJScy6mk
— Thomas Pesquet (@Thom_astro) June 13, 2021
Uma foto de alguns testes de uma técnica fotográfica que venho experimentando. Dá a impressão da velocidade a que voamos (28.800 km/h!). Esta imagem é uma exposição de 30 segundos da Terra à noite. As trilhas que você vê são estrelas e luzes da cidade. Mais por vir!
No tempo da captura da imagem, a EEI percorreu 235 quilômetros. De acordo com o astronauta, é difícil se acostumar com a ideia de que a EEI seja tão veloz.
"Estamos tão altos que não parecemos nos mover tão rápido", escreveu ele.
A EEI está localizada a cerca de 400 quilômetros da superfície da Terra e completa uma órbita a cada 90 minutos. Isso significa que ela gira cerca de 16 vezes em 24 horas. No entanto, apesar de sua velocidade surpreendente, os astronautas que habitam a estação não percebem nada de extraordinário ou incomum enquanto vivem e trabalham lá.