- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

CPI da Covid: Bolsonaro pode ser incluído no rol de investigados

© AFP 2023 / Miguel SchincariolPresidente Jair Bolsonaro acena enquanto lidera motociata com simpatizantes em São Paulo, Brasil, em 12 de junho de 2021
Presidente Jair Bolsonaro acena enquanto lidera motociata com simpatizantes em São Paulo, Brasil, em 12 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2021
Nos siga no
Segundo o portal Terra, juristas estudam até onde vai a competência do colegiado a pedido de um grupo de senadores que sugere a entrada de Jair Bolsonaro na lista de investigados no plenário.

Na semana passada, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid anunciou que investiga 14 pessoas, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o seu antecessor, Eduardo Pazuello. Nesta segunda-feira (21), um grupo majoritário da CPI composto por sete senadores de oposição e independentes pretende decidir em reunião se o presidente Jair Bolsonaro deve entrar nesta lista ou não.

© AFP 2023 / MICHAEL DANTASManifestantes protestam contra presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia da COVID-19, Manaus, 19 de junho de 2021
CPI da Covid: Bolsonaro pode ser incluído no rol de investigados - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2021
Manifestantes protestam contra presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia da COVID-19, Manaus, 19 de junho de 2021

Segundo reportagem do Terra, um grupo de juristas já estuda, a pedido da CPI, os crimes que podem ser imputados ao presidente da República e outras autoridades por omissões no combate à pandemia da COVID-19. Desde o dia 11 de junho, especialistas avaliam como enquadrar em delitos atos de escolhas administrativas deliberadamente equivocadas e desinformação.

Também se discute a competência da comissão de investigar o presidente da República, caso Bolsonaro integre a lista de investigados. Quando divulgou a relação dos 14 nomes na sexta-feira (18), o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), indicou a intenção de colocar Bolsonaro na mesma lista. Mas ressalvou que a competência da CPI para isso ainda é analisada.

O encontro também deve servir para os senadores debaterem como a comissão vai tratar as declarações dadas pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Em depoimento à CPI na semana passada, Witzel levantou suspeita de ilegalidade na gestão de hospitais federais no Rio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала