Foi reportado que a manada bovina fugiu para as ruas de Pico Rivera em torno das 19h30 (23h30 no horário de Brasília), após um portão de uma instalação para embalagem de carne ter sido deixado aberto acidentalmente, conforme o comunicado do Departamento do Xerife de Los Angeles, segundo a agência AP.
Os animais se dirigiram à vizinhança, a cerca de 1,6 quilômetro do matadouro. No entanto, uma família que se encontrava no local viveu momentos intensos depois que uma das vacas foi de encontro aos familiares.
Deste modo, um ajudante de xerife se viu obrigado a atirar no animal, acabando por o matar, mas salvando os membros da família de serem gravemente feridos. Os últimos foram levados para o hospital com ferimentos ligeiros, para receberem tratamento.
A unidade de cavalaria do xerife foi enviada para capturar e transportar as outras vacas de volta ao local de onde fugiram. No final, de acordo com o departamento, "das 40 [vacas], 38 foram capturadas em segurança, uma foi morta, e a outra ainda não foi localizada", citado pela mídia.