De acordo com a CBC, um comunicado da instituição indicou que as sepulturas estão localizadas na área da antiga Escola Residencial Indígena Marieval, no sudeste da província, que funcionou de 1899 até 1997.
A notícia surge semanas depois de uma descoberta similar, com os restos de até 215 crianças encontrados junto de uma antiga escola residencial em Kamloops, uma revelação que deu pistas sobre o brutal abuso sofrido pelas crianças indígenas na rede de escolas que funcionou no Canadá durante décadas.
A organização das Nações Indígenas de Saskatchewan qualificou o último descobrimento como "horrível e impactante".
Acredita-se que a maioria das tumbas pertença a crianças. Além disso, estima-se que o total das tumbas recém-descobertas em Marieval seja três vezes maior que o de Kamloops.
It was announced today by the Cowessess First Nation in Saskatchewan that they have found “hundreds” of newly discovered gravesites of children at the the site of the former Marieval Indian Residential School. It is believed that this will be the largest amount of graves(cont) pic.twitter.com/GWaMCgc5nv
— Old Canada Series (@oldcanadaseries) June 23, 2021
Hoje foi anunciado pela Primeira Nação de Cowessess em Saskatchewan que eles encontraram "centenas" de novas sepulturas de crianças descobertas na área da antiga Escola Residencial Indígena Marieval. Acredita-se que a quantidade de túmulos seja ainda maior.
Ao final do século XIX, no Canadá, foi estabelecida uma rede de internatos de reclusão destinados a indígenas, operados em sua maioria pela Igreja Católica.
Ao todo, aproximadamente 150 mil menores pertencentes a minorias étnicas foram matriculados nestes estabelecimentos a nível nacional.
Considera-se que ao menos 3.200 crianças morreram nestas instituições devido à violência ou negligência, embora o número exato de vítimas seja desconhecido.
A Escola Residencial Indígena Marieval foi fundada e operada pela Igreja Católica desde 1899 até que o governo federal assumir o controle em 1969.
A Nação Indígena Cowessess passou a administrar o internato em 1987, até ser fechado, dez anos depois.