O míssil AM39 foi lançado de um helicóptero AH-15B (H225M ASuW) Super Cougar, validando o novo míssil, bem como o console de sistema tático de missão.
Durante a Operação Missilex, o míssil atingiu com sucesso a proa da ex-corveta Jaceguaí, provocando extensos danos.
A aeronave AH-15B está equipada com uma suíte de sensores e tecnologias que superam o próprio valor de aquisição do helicóptero padrão. Além disso, o helicóptero utiliza o Sistema Tático de Missão Naval (TDMS, na sigla em inglês), que é o coração da integração do míssil Exocet com a aeronave e sensores.
De acordo com a Saab, quatro aeronaves serão entregues à Força Aérea Brasileira neste ano, enquanto que outros dois serão destinados à Suéciahttps://t.co/BgmS5gJoEb
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 11, 2021
O TDMS permite ao piloto estabelecer e avaliar na cabine a situação tático-operacional complexa, em coordenação com um operador no console tático na cabine do helicóptero, e autorizar o lançamento do míssil AM39 nas melhores condições, segundo o portal Naval.
O Super Cougar também conta com modernos sensores integrados, que provêm a detecção de emissões radares e lançamentos de mísseis inimigos, elevando a capacidade de sobrevivência da aeronave.