Hypocreopsis amplectens é um fungo conhecido como "dedos de árvore do chá", já que sua forma parece com dedos humanos agarrados à madeira no chão da floresta, mas sua cor marrom-rosada mosqueada e textura fazem esses "dedos" parecerem mais mortos de que vivos.
De acordo com o portal Live Science, estes fungos são extremamente raros, e existem apenas em poucos locais no estado de Vitória, no sudoeste da Austrália.
No entanto, uma expedição liderada pelos naturalistas dos Jardins Botânicos Reais de Vitória (RBGV, na sigla em inglês) encontrou ao menos mais dois locais de seu habitat.
Rare 'zombie fingers' parasitic fungus is hanging on (barely) in Australia https://t.co/w2cf9Ig72f
— Live Science (@LiveScience) June 29, 2021
Raro fungo parasita "dedos de zumbi" está persistindo (por pouco) na Austrália.
De acordo com o diretor da expedição, o pós-doutorado Michael Amor, a aparência carnuda do fungo pode ser repugnante aos olhos das pessoas, mas o mesmo evoluiu para essa forma bizarra para poder sobreviver.
"Já que se encontra em ramos mortos, habitualmente desconectados, a forma de dedos pode lhe ajudar a ser flexível o suficiente para crescer sobre curvas/fendas e lidar com dobras, rachaduras e quedas", contou Amor à mídia.
O fungo é um parasita, crescendo em outro fungo hospedeiro que apodrece a madeira. É também um petisco delicioso para larvas de traça e outros insetos, "então, isso é um exemplo das complexas teias alimentares que caracterizam ecossistemas intactos", de acordo com o especialista.