A ministra da Saúde da Guatemala, Amelia Flores, anunciou durante o encontro com deputados na terça-feira (29), que o país pediria a devolução do dinheiro pago pela compra de oito milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus.
"Estamos pedindo […] a devolução do dinheiro. Se em algum momento eles tiverem a capacidade de vender, pagaremos após a entrega", disse Flores à jornalista Andrea Dominguez.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Pedro Brolo, que também participou da reunião com os deputados, afirmou que os dois lados estão negociando a revisão do contrato da vacina Sputnik para adicionar o imunizante de dose única Sputnik Light.
O porta-voz do RFPI informou à agência Sputnik que Moscou entregará dentro de dias à Guatemala o lote comprado do imunizante russo contra a COVID-19.
"Um avião com a vacina […] deve chegar […] nesta semana. Um outro avião com vacinas chegará no início da semana que vem, no âmbito do cumprimento de obrigações contratuais", comentou o porta-voz do RFPI após a declaração do governo guatemalteco.
Em 5 de abril, a Guatemala pagou US$ 80 milhões (R$ 396 milhões) ao RFPI por oito milhões de doses da Sputnik V, mas até o momento o país recebeu apenas 150 mil unidades do imunizante.