A base aérea de Leeuwarden informou que não se conhecem as causas do acidente e que uma investigação está sendo realizada.
"Hoje de manhã, um F-16 colidiu com o prédio em frente. Em resultado, duas pessoas ficaram feridas. O piloto conseguiu se ejetar", indica o comunicado da base no Twittter.
De acordo com uma porta-voz da Força Aérea, a aeronave começou a rolar por uma razão inexplicável durante a decolagem. Duas pessoas foram feridas no solo.
Donderdagochtend heeft er een incident plaatsgevonden met een F-16 gevechtsvliegtuig op vliegbasis Leeuwarden. Momenteel zijn we bezig de situatie in kaart te brengen, meer informatie volgt zodra er meer bekend is. #luchtmacht @VRFryslan @kon_luchtmacht pic.twitter.com/eAq3gj2j2H
— Vliegbasis Leeuwarden (@VlbLeeuwarden) July 1, 2021
Na manhã de hoje, quinta-feira, na base aérea de Leeuwarden ocorreu um incidente envolvendo um caça F-16. Atualmente estamos avaliando a situação, informação adicional será apresentada quando tivermos mais dados.
A base aérea de Leeuwarden é uma base militar da Força Aérea dos Países Baixos, localizada a noroeste da capital da província de Frísia, Leeuwarden. É uma das duas bases de caças F-16.
Surgiram fotos da base aérea holandesa onde o caça belga colidiu com um prédio. Duas pessoas ficaram feridas. O piloto conseguiu se ejetar.
Um grupo de pilotos belgas está nesta base com seus caças F-16 no âmbito de um treinamento para instrutores de armas. Apenas os 24 melhores pilotos de caça podem participar deste treinamento. O curso, do qual também participam pilotos holandeses e noruegueses, durará até 22 de outubro, segundo Algemeen Dagblad.