Forças dos EUA deixam maior base no Afeganistão após quase 20 anos de presença, diz mídia

© AP Photo / Musadeq SadeqSoldados norte-americanos entrando em um avião militar na base militar de Bagram saindo do Afeganistão (foto de arquivo)
Soldados norte-americanos entrando em um avião militar na base militar de Bagram saindo do Afeganistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2021
Nos siga no
Na terça-feira (29) a emissora afegã 1TV, citando um porta-voz militar dos EUA, informou que a maior base militar dos EUA no Afeganistão, a base aérea de Bagram, seria entregue às forças de segurança afegãs.

As forças dos EUA deixaram a base aérea de Bagram, no Afeganistão, afirmou Jennifer Griffin, correspondente do canal Fox News.

​Um alto funcionário americano me disse que todas as forças norte-americanas deixaram a Base Aérea de Bagram - a principal base aérea militar dos EUA, localizada uma hora a norte de Cabul.

Em 2001 os EUA e seus aliados da OTAN iniciaram uma operação militar no Afeganistão no quadro da Operação Liberdade Duradoura - em resposta aos ataques de 11 de setembro de 2001. Em 1º de janeiro de 2015, a missão Apoio Resoluto substituiu a operação de combate.

A agência Associated Press citou uma fonte segundo a qual o general Austin S Miller, comandante das tropas dos EUA no Afeganistão "ainda mantém todas as capacidades e autoridade para proteger as forças".

© REUTERS / Gabinete de Imprensa do Ministério da Defesa dos EUACerimônia de transferência em Camp Anthonic, do Exército dos EUA, para as Forças de Defesa Afegãs na província de Helmand, Afeganistão , 2 de maio de 2021.
Forças dos EUA deixam maior base no Afeganistão após quase 20 anos de presença, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2021
Cerimônia de transferência em Camp Anthonic, do Exército dos EUA, para as Forças de Defesa Afegãs na província de Helmand, Afeganistão , 2 de maio de 2021.

No final de junho foi relatado que os EUA poderiam concluir a retirada em poucos dias, mas cerca de 1.000 soldados vão permanecer para proteger o aeroporto e a presença diplomática dos EUA.

Em fevereiro de 2020, Washington e o movimento Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) assinaram um acordo de paz que estipulou, entre outras coisas, a retirada de todas as forças armadas estrangeiras do Afeganistão, em troca de o Talibã diminuir a violência e garantir que o país não se tornaria um refúgio seguro para grupos terroristas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала