A embaixada japonesa em Manila anunciou que o Japão e as Filipinas aprofundarão sua cooperação na defesa mediante exercícios militares conjuntos, que serão realizados na próxima semana.
Em um comunicado publicado na quinta-feira (1º), a embaixada japonesa descreveu a simulação como "um marco significativo" na cooperação militar entre os dois países.
As manobras começam no dia 5 de julho na base aérea de Clark, localizada na ilha filipina de Luzon, e durarão quatro dias.
Mina caiu em uma estrada perto do polígono militarhttps://t.co/xModBmmgmk
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 24, 2021
Os exercícios serão focados em operações aéreas conjuntas de mitigação de desastres naturais e ajuda humanitária.
O treinamento será protagonizado por aviões C-130 Hercules da Força Aérea de Autodefesa do Japão, que simularão o fornecimento de ajuda a áreas isoladas e serão operados por tripulações de ambos os países.
"O Japão e as Filipinas são países propensos a desastres naturais e têm muito que compartilhar nas operações de mitigação e salvamento de vidas", comentou o comandante da unidade da Força Aérea japonesa, Mizuno Masaki.
O comunicado japonês observou que Tóquio respeita a supremacia da lei na região do Indo-Pacífico, que os EUA e seus aliados consideram estar comprometida pelas reivindicações territoriais e ações da China na região.