Na quinta-feira (1º), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou uma mensagem a Xi Jinping, presidente da China, comprometendo-se a impulsionar a relação "estratégica" entre os dois países em meio à crise da COVID-19, informa a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
Em sua mensagem, o líder norte-coreano felicitou o presidente chinês pelo centenário do Partido Comunista Chinês e elogiou seus esforços para lutar contra a pobreza, criar uma sociedade próspera e elevar o prestígio internacional da China.
"Desde o final do 18º Congresso do Partido, o secretário-geral Xi Jinping levou o Partido Comunista da China e o povo chinês a alcançar uma vitória decisiva na luta pela construção de uma sociedade com um nível de prosperidade abrangente, pela erradicação completa da pobreza e enfrentando com sucesso a crise de saúde global, aumentando assim notavelmente o poder geral do país e elevando seu prestígio internacional", diz a mensagem.
A carta ressalta que os 100 anos de história do Partido Comunista Chinês demonstraram que o socialismo com características chinesas é a opção mais correta para chegar ao objetivo da prosperidade da nação chinesa.
Homem entrevistado na sexta-feira (25) se referiu a Kim como "emagrecido", disse que "todo o mundo está falando sobre isso"https://t.co/6FYAfpD1ym
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 28, 2021
"O Partido dos Trabalhadores da Coreia, por sua firme união com o Partido Comunista da China, elevará a amizade entre a República Popular Democrática da Coreia e a China a um novo ponto estratégico, como requerem os tempos e como desejado pelos povos dos dois países", diz um trecho da mensagem, citada pela KCNA.
Kim Jong-un concluiu sua mensagem desejando a Xi Jinping "boa saúde" e "o maior êxito em seu trabalho", bem como "prosperidade e felicidade" ao povo chinês.