"Nós confirmamos isso [controle de parte da fronteira com o Tajiquistão]. Nós ocupamos mais de 70% da fronteira com o Tajiquistão. Teremos boas relações com nosso país amigo – o Tajiquistão. A segurança será estabelecida na fronteira, e não haverá qualquer interferência", afirmou à Sputnik.
Segundo Mujahid, o percentual de territórios controlados pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) "pode aumentar".
"Ontem à noite [ocupamos] um grande território na província de Badakhshan, e aqueles que estavam com o governo de Cabul na fronteira, fugiram dali e, como resultado, nós controlamos o território", explicou.
Além disso, o porta-voz garantiu que os diplomatas estrangeiros na cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, terão a segurança garantida.
Nos últimos dias, cerca de 200 áreas no Afeganistão foram palco de um aumento de violência, segundo reportou a mídia afegã em 17 de junhohttps://t.co/D5XXi1d2cX
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 20, 2021
Anteriormente, a emissora local 1TV News informou que os consulados da Turquia, Paquistão e Irã suspenderam suas atividades na região devido ao receio do avanço do Talibã. A embaixada russa em Cabul informou à Sputnik que o consulado russo na região suspendeu suas atividades "até a clarificação da situação".
"No momento, não posso informar se Mazar-i-Sharif será entregue ao Talibã, mas quanto às questões de segurança das embaixadas, consulados e diplomatas estrangeiros, eu devo dizer que eles [...] garantirão sua segurança e eles não terão problemas. Estamos em contato com os países que possuem embaixadas e consulados em Mazar-i-Sharif [...] eles confiam em nós", concluiu.