Vários vídeos registrados nesta segunda-feira (5) mostram um caça Sukhoi Su-30MKV de origem russa, da Aviação Militar Bolivariana (AMB) da Venezuela, fazendo rasantes e emitindo grande quantidade de fumaça e fogo de pós-combustão, durante o desfile comemorativo dos 210 anos da independência da Venezuela, na capital, Caracas.
Venezuelan Air Force Su-30 very low pass over the Los Próceres parade#Venezuela pic.twitter.com/hLyHxtpAqK
— CNW (@ConflictsW) July 6, 2021
Su-30 da Força Aérea venezuelana passa muito baixo sobre a parada de Los Próceres.
Nas imagens postadas no Twitter, a aeronave Su-30 sobe rapidamente e dispara flares por cerca de 10 segundos. Em um dos vídeos é possível ouvir os espectadores vibrando com os "fogos de artifício" do caça, segundo informações do site de aviação Aeroflap.
🇻🇪Aviación Militar Bolivariana Paladines del espacio aéreo soberano en grandioso vuelo Sukoi SU-30 el día de la Independencia, demostrando su audacia, valor, coordinación y poder combativo en la defensa integral del cielo venezolano.
— Remigio Ceballos Ichaso (@CeballosIchaso1) July 6, 2021
¡VIVA NUESTRA AVIACIÓN CENTENARIA! pic.twitter.com/EOWRU2SD0v
Aviação Militar Bolivariana, paladinos do espaço aéreo soberano, em um grande voo do Sukhoi SU-30 no Dia da Independência, demonstrando sua audácia, coragem, coordenação e poder combativo na defesa integral do céu venezuelano. Viva nossa aviação centenária!
Também participaram do desfile em Caracas os caças de origem chinesa: F-16A/B Block 15 Fighting Falcon e os jatos de treinamento e ataque ao solo K-8 Karakorum.
Pasaje aéreo sobre Los Próceres aeronaves AMB SU-30 | K-8 | F-16 pic.twitter.com/ssMZisES6H
— Pedro Jaimes Criollo (@MeteoAero) July 6, 2021
Passagem aérea sobre a parada de Los Próceres das aeronaves da AMB SU-30 | K-8 | F-16
Em 2006, 24 aeronaves russas do modelo Sukhoi Su-30MKV foram adquiridas, mas duas foram perdidas em acidentes. Um deles em 2015, no qual dois tripulantes morreram na fronteira com a Colômbia, e outro em 2019.